fuçar no blog

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Especial dia das mães

Dia das mães são todos os dias e só receber um sorisso do filho amado já é um presentão e filho feliz é filho saudavél que brinca e come e dorme direito

Hoje é a dica é


Molho de tomate caseiro



para todos

Categoria: Guarnições & Condimentos

Estilo: Italiano

Considerações especiais: Rápido e Fácil

Servings: 2 a 3 porções





Descrição:

Para fugir um pouco da rotina de usar apenas molhos prontos e para tornar o prato um pouco mais bonito, nada melhor do que fazer o próprio molho de tomate, com temperos especiais e aquele toque pessoal e único que damos ;-)



Ingredientes:

- 4 tomates médios (de 1,5 a 2 tomates por pessoa, para permitir repetição ou uma quantidade maior de molho no prato)

- 3 dentes de alho (se você gosta muito de alho, podem ser dentes grandes, se você não é tão fã quanto eu, é apenas para temperar ;-))

- azeite de oliva (eu evito o uso de óleo; é para fritar o alho) ou manteiga

- salsa picada

- pimenta do reino

- noz moscada (esse é o segredo de um sabor especial!)

- sal

















Não é ingrediente, mas eu acho que cozinhar com colher de pau é melhor do que com colher de aço inox...



Instruções:

Lave os tomates bem lavados. De preferência com sabão e bucha, para tirar o máximo possível de resíduos. Só tome cuidado para não apertá-lo demais :-)



Pique os tomates em pedaços não muito grandes. Há pessoas que preferem tirar a pele e as sementes. Eu, particularmente, gosto do tomate inteiro. A quantidade especificada foi para o tomate inteiro, logo você pode precisar de mais um ou dois se eliminar o interior.



Reserve o tomate em um prato ou vasilha por um instante.



Pique o alho. Se você for fã, pode fatiá-lo fininho: ele praticamente desaparece no molho. Reserve enquanto o azeite aquece.



Em uma panela coloque o azeite para aquecer. Quando o azeite estiver quente, coloque os pedaços de alho para fritar. Quando eles começarem a dourar, adicione o tomate. Cuidado para não queimar o alho (fica um gosto amargo). Assim que adicionar o tomate, dê uma mexida para que o alho não fique todo no fundo.



Deixe cozinhando por um tempo, sempre mexendo para procurar um cozimento por igual e checar a textura do tomate.



Infelizmente não é possível dizer o tempo de cozimento: em três panelas diferentes, obtive três tempos diferentes. O processo inteiro não é demorado...



De vez em quando dê uma "apertada" nos tomates contra o fundo da panela ou contra as bordas da mesma. Quando o tomate começar a desmanchar, vá apertando-os todos. Algumas vezes eu deixo uns pedacinhos maiores, mas dá para fazer um molho bem líqüido.



Quando estiver satisfeito com a textura, adicione sal e mexa. Umas duas pitadas geralmente são suficientes, mas recomendo provar.



Cozinhe mais um pouco — alguns segundos — e adicione a pimenta do reino. Uma pitada ou duas, senão você terá um molho muito forte. Cozinhe mais um pouco e adicione umas duas ou três pitadas de noz moscada. Cozinhe mais um pouco.



Ao desligar o fogo, salpique o molho de salsa e mexa um pouco, para misturar.



Sirva quentinho, junto com a massa de sua preferência :-)



















Ah! Uma dica: eu geralmente começo o molho quando coloco a água para ferver para fazer o macarrão (uso aqueles "grano duro" ou de sêmola) e os dois ficam prontos mais ou menos na mesma hora (o molho acaba ficando pronto antes do macarrão, mas muito pouco antes, não esfria).
 
 
Temperinhos da nossa horta:
 
Manjericão -Salsinha-Cebolinha
 
 
 
 
 
 
 
 
Fazer uma gentileza
 
Congele ou dê para sua cunhada sua amiga sua vizinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário